Páginas

domingo, 20 de julho de 2014

Autores importantes para história da trigonometria



    Trigonometria em uma tradução literal significa medidas de um triangulo, ou mais especificamente é o estudo das relações envolvendo ângulos e razões dos lados de triângulos semelhantes. Suas primeiras aplicações foram na astronomia.

Autores importantes

   Tales de Mileto: (624-546 A.C), Nasceu na cidade de Mileto e morreu na mesma cidade. Os gregos dos tempos posteriores consideravam Tales como fundador da ciência, da matemática e da filosofia grega.

    Um dos fatos históricos de Tales foi quando ele se encontrava no Egito e foi-lhe pedido por um mensageiro de Faraó, em nome do soberano, que calculasse a medida da pirâmide de Quéops. Assim fez Tales, pegou uma vara e colocou na vertical e esperou o comprimento da sombra ser igual ao da própria vara, e disse para o mensageiro “Vá depressa e mede a sombra logo o comprimento da sombra é o mesmo comprimento da pirâmide"

    A pirâmide de Quéops é considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, ela tem 146 m de altura. Sua base é um quadrado cujos lados medem cerca 230 m.

    Erastóstenes: (276-194A.C)  Ele estimulou um dos mais importantes calculo para a circunferência e raio da terra. Ele comparou posições relativas de sombras exatamente, ao meio dia do solstício de verão em duas cidades: Siene e Alexandria. Assim, obteve que ângulo α que era cerca de 1/50 do circulo.


    Sabendo que a distância entre as duas cidades era cerca de 925 km, estimulou que o perímetro da terra seria cerca de 925 x 50= 46.250 km, sendo que o valor correto é de 40.075 km.  
   Hiparco de Nicéia: (180-125 A.C), Foi um astrônomo, construtor, cartógrafo e matemática grego da escola de Alexandria nascido 180 a.c em Nicéia, viveu em Alexandria, sendo um dos grandes representantes da escola Alexandria do ponto de vista da contribuição para a mecânica. Hoje é considerado fundador da astronomia cientifica e também chamado de pai da trigonometria, por ter sido o pioneiro na elaboração de uma tabela trigonométrica.

    Cláudio Ptolomeu: (150 d.c)  considerado o autor da mais importante obra da trigonometria, surgida no século II de nossa era, em Alexandria, composta de treze volumes. Ela ficou conhecida como Almagesto, que significa em árabe “a maior = al magest”.

    Hiparco foi uma figura importante e pode-se afirmar que seus trabalhos contribuíram para a transição entre a astronomia babilônica e as idéias do grande Cláudio Ptolomeu.

3 comentários:

  1. Infelizmente não conseguir enviar as imagens dos autores e as ilustrações de alguns método de trigonometria utilizados por eles.

    ResponderExcluir
  2. esse autores tbm valem para relações trigonométricas?

    ResponderExcluir