Na matemática existem conteúdos
considerados fáceis, médios, difíceis e extremamente difíceis. Para muitos, a
trigonometria é um assunto muito complicado, considerada por alguns um “bicho
de sete cabeças”, para tentar facilitar o ensino da trigonometria, foram criadas
algumas soluções para tornar as aulas de trigonometria mais práticas e
dinâmicas.
Esses tipos de materiais são de
grande suporte para os professores, e o intuito desse artigo é ajudar aos
futuros professores de Matemática, a desde cedo procurar inovações na hora de
lecionar a Trigonometria, para não tornar as aulas chatas, procurar chamar a
atenção do aluno para o ensino da matemática, que hoje em dia é tão temida e
pouco valorizada.
Segue abaixo um exemplo desses
materiais usados na Trigonometria:
Teodolito
O Teodolito é um material de
medição de ângulos, ele serve como um suporte na topografia, agricultura, entre
outros, tem também uma grande importância e serventia na trigonometria, ele é
um auxilio na hora de descobrir alturas de locais muito altos, como de torres,
caixas d’águas, prédios, e outros.
O teodolito mais usado é o
TEODOLITO ARTESANAL, pois além de prático, é fácil de fazer.
Vamos criar um teodolito.
Os materiais necessários são:
Um transferidor de 180º
Um cano, ou, canudo para mirar no
ponto de medida
Um prumo( material usado por
pedreiros) que é um cordão com um peso em uma de suas pontas.
Como se faz o teodolito
É muito simples, amarre o cano
(canudo) no transferidor, logo depois, amarre o prumo ao transferidor com o cano. A imagem abaixo
mostra mais ou menos como se deve fazer:
Como utilizar o teodolito,
Vejamos o exemplo a seguir:
A trigonometria pode ser usada na
resolução de problemas do cotidiano, digamos que o professor pede para seu
aluno descobrir a altura de uma casa, para descobrir essa altura o teodolito
terá uma grande importância, vejamos:
Para usar o teodolito devemos
colocá-lo na posição zero grau (0º) e depois girar na posição anti-horária até
que se possa observar o topo da casa, então marcamos o ângulo indicado.
Veja a ilustração a seguir:
Usando
o conhecimento sobre trigonometria para medir a altura da casa, observamos
algumas coisas, veja que temos o ângulo de 40° marcado pelo teodolito, temos o
lado adjacente ao ângulo que é 25m, e não temos o lado oposto ao ângulo no caso
a altura da casa, logo se percebe que será usada a relação trigonométrica da
tangente que é:
Fazendo as substituições
temos:
Tg40º=X/25
Usando a calculadora
cientifica tg40º≅0,84
Substituindo:
0,84=x/25
X=0,84*25
X=21
Como o teodolito estava
numa altura de 80 cm, para obtermos a altura certa da casa, somemos o valor de
X com os 80 cm.
Altura da casa=21+0,80
Altura da casa=21,80
metros
A altura da casa é
aproximadamente 21,80 metros.
Comentário
Espero com esse artigo
espero ter ajudado aos futuros professores, mostrar que podemos sim inovar e
oferecer aos nossos alunos aulas mais dinâmicas, mostrar que a matemática não é
esse “bicho papão”, e sim que ela tem uma grande importância no nosso dia a
dia, e que podemos tirar coisas proveitosas dela (Matemática).
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