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sexta-feira, 4 de julho de 2014

Materiais utilizados na Trigonometria

Na matemática existem conteúdos considerados fáceis, médios, difíceis e extremamente difíceis. Para muitos, a trigonometria é um assunto muito complicado, considerada por alguns um “bicho de sete cabeças”, para tentar facilitar o ensino da trigonometria, foram criadas algumas soluções para tornar as aulas de trigonometria mais práticas e dinâmicas.
Esses tipos de materiais são de grande suporte para os professores, e o intuito desse artigo é ajudar aos futuros professores de Matemática, a desde cedo procurar inovações na hora de lecionar a Trigonometria, para não tornar as aulas chatas, procurar chamar a atenção do aluno para o ensino da matemática, que hoje em dia é tão temida e pouco valorizada.

Segue abaixo um exemplo desses materiais usados na Trigonometria:

Teodolito

O Teodolito é um material de medição de ângulos, ele serve como um suporte na topografia, agricultura, entre outros, tem também uma grande importância e serventia na trigonometria, ele é um auxilio na hora de descobrir alturas de locais muito altos, como de torres, caixas d’águas, prédios, e outros.
O teodolito mais usado é o TEODOLITO ARTESANAL, pois além de prático, é fácil de fazer.

Vamos criar um teodolito.

Os materiais necessários são:
Um transferidor de 180º
Um cano, ou, canudo para mirar no ponto de medida
Um prumo( material usado por pedreiros) que é um cordão com um peso em uma de suas pontas.

Como se faz o teodolito
É muito simples, amarre o cano (canudo) no transferidor, logo depois, amarre o prumo  ao transferidor com o cano. A imagem abaixo mostra mais ou menos como se deve fazer:


Como utilizar o teodolito,
Vejamos o exemplo a seguir:
A trigonometria pode ser usada na resolução de problemas do cotidiano, digamos que o professor pede para seu aluno descobrir a altura de uma casa, para descobrir essa altura o teodolito terá uma grande importância, vejamos:
Para usar o teodolito devemos colocá-lo na posição zero grau (0º) e depois girar na posição anti-horária até que se possa observar o topo da casa, então marcamos o ângulo indicado.
Veja a ilustração a seguir:
Usando o conhecimento sobre trigonometria para medir a altura da casa, observamos algumas coisas, veja que temos o ângulo de 40° marcado pelo teodolito, temos o lado adjacente ao ângulo que é 25m, e não temos o lado oposto ao ângulo no caso a altura da casa, logo se percebe que será usada a relação trigonométrica da tangente que é:
Fazendo as substituições temos:

Tg40º=X/25

Usando a calculadora cientifica tg40º0,84
Substituindo:

0,84=x/25
X=0,84*25
X=21

Como o teodolito estava numa altura de 80 cm, para obtermos a altura certa da casa, somemos o valor de X com os 80 cm.

Altura da casa=21+0,80
Altura da casa=21,80 metros

A altura da casa é aproximadamente 21,80 metros.

Comentário

Espero com esse artigo espero ter ajudado aos futuros professores, mostrar que podemos sim inovar e oferecer aos nossos alunos aulas mais dinâmicas, mostrar que a matemática não é esse “bicho papão”, e sim que ela tem uma grande importância no nosso dia a dia, e que podemos tirar coisas proveitosas dela (Matemática).




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