Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

TRIGONOMETRIA NA ALTITUDE DAS NUVENS

 
 

As nuvens é uma das mais comuns causadoras de turbulência e outros tipos de acidentes em aeronaves, pois quando estão baixas demais, a visibilidade é afetada , assim tornando perigoso para as aeronaves estabelecerem voo. A base das nuvens é o ponto mais baixo em que uma nuvem permanece visível, contudo para garantir os voos seguros, os meteorologistas estimam essa base, para identificar a altura, contudo as classificam de acordo com a tabela:

 


Agora veremos como estimar a altitude das nuvens utilizando uma das técnicas trigonométricas.

Ex: Sendo que o ângulo do ponto A é 4º e a distância do ponto A ao ponto B é 80km como mostra a figura, calcule altura da nuvem. (Dados: sen 4º≅0,077; cos 4º≅0,998 e tan 4º≅0,070 ):

  

Podemos perceber que não há informação sobre a hipotenusa (distância do radar ao topo da nuvem) no triângulo retângulo. Desta forma descartamos a aplicação das razões trigonométricas Seno e Cosseno.
Considerando x, o cateto oposto (altura da nuvem em relação ao solo) ao ângulo de 4º e sabendo que 80 km corresponde a distância do ponto A ao B (radar a base da nuvem), podemos aplicar a razão Tangente para essa situação, assim:

 

De acordo com ao exemplo dado, a altura da nuvem é de 5,6km, então sua classificação em relação a tabela, cogita-se em Nuvens Média (entre 2-7 km).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário