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segunda-feira, 21 de julho de 2014

A UTILIZAÇÃO DOS COMPUTADORES NAS AULAS DE TRIGONOMETRIA



A trigonometria tem diversas utilidades desde a medicina e astronomia até a música. No entanto, nas escolas, são poucos os alunos que se interessam em estudá-la. Uma das formas de chamar a atenção dos estudantes para esse assunto é a utilização de computadores nas salas de aula.

Essa técnica foi desenvolvida com o intuito de despertar o interesse e de aproximar os alunos a esse ramo da matemática através de algo que eles gostassem como, por exemplo, computadores. Nisso se pensou na criação de programas de softwares para que os discentes sentissem interesse por tal conteúdo.

Um exemplo que contornou o desinteresse pela trigonometria foi a criação do Cabri Géomètre que é um software de construção em geometria e foi desenvolvido pelo Institut d’Informatique et de Mathematiques Appliquees em Grenoble (IMAG), sendo resultado da colaboração de cientistas da informática, 
especialistas em educação  e professores.Este software oferece régua e compasso eletrônico e seus menus utilizam linguagens próprias da geometria. Outra característica muito importante é a possibilidade de se produzir animações.

A figura abaixo mostra a tela do Software Cabri Géomètre e as principais funções disponíveis em seu menu.


Os alunos podem usar os recursos oferecidos no programa para fazer desenhos onde o objetivo é o domínio dos mesmos em alguns conceitos da construção. Os estudantes podem receber desenhos prontos, feitos pelo professor, para descobrir invariantes através da experimentação sobre desenho e movimento, ou seja, os desenhos prontos propõem a obtenção de valores que não são dados, mas que podem ser encontrados após descobrir a semelhança de figuras e, consequentemente, a proporção entre ambas.

Ainda com os desenhos, é possível descobrir a medida de lados e ângulos de triângulos e razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente). Mesmo com ajuda destes recursos para auxiliar a aprendizagem dos alunos, é necessário, por parte do professor, a aplicação de atividades que comprovem o desempenho do educando em relação à trigonometria.

 
REFERÊNCIAS
BRITO,Adriano F. Trigonometria no triângulo retângulo:um ensino significativo para o 9º ano fundamental.  Monografia (Curso de Especialização em Ensino de Matemática). Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2009. 43p.

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