A trigonometria tem diversas
utilidades desde a medicina e astronomia até a música. No entanto, nas escolas,
são poucos os alunos que se interessam em estudá-la. Uma das formas de chamar a
atenção dos estudantes para esse assunto é a utilização de computadores nas salas
de aula.
Essa técnica foi desenvolvida com o
intuito de despertar o interesse e de aproximar os alunos a esse ramo da
matemática através de algo que eles gostassem como, por exemplo, computadores.
Nisso se pensou na criação de programas de softwares para que os discentes
sentissem interesse por tal conteúdo.
Um exemplo que contornou o
desinteresse pela trigonometria foi a criação do Cabri Géomètre que é um software de construção em geometria e foi
desenvolvido pelo Institut d’Informatique et de Mathematiques Appliquees em Grenoble
(IMAG), sendo resultado da colaboração de cientistas da informática,
especialistas em educação e professores.Este software oferece régua e
compasso eletrônico e seus menus utilizam linguagens próprias da geometria.
Outra característica muito importante é a possibilidade de se produzir
animações.
A figura abaixo mostra a tela do Software Cabri Géomètre e as principais
funções disponíveis em seu menu.
Os alunos podem usar os recursos
oferecidos no programa para fazer desenhos onde o objetivo é o domínio dos
mesmos em alguns conceitos da construção. Os estudantes podem receber desenhos
prontos, feitos pelo professor, para descobrir invariantes através da
experimentação sobre desenho e movimento, ou seja, os desenhos prontos propõem
a obtenção de valores que não são dados, mas que podem ser encontrados após descobrir
a semelhança de figuras e, consequentemente, a proporção entre ambas.
Ainda com os desenhos, é possível
descobrir a medida de lados e ângulos de triângulos e razões trigonométricas
(seno, cosseno e tangente). Mesmo com ajuda destes recursos para
auxiliar a aprendizagem dos alunos, é necessário, por parte do professor, a
aplicação de atividades que comprovem o desempenho do educando em relação à
trigonometria.
REFERÊNCIAS
BRITO,Adriano F. Trigonometria no triângulo retângulo:um
ensino significativo para o 9º ano fundamental. Monografia (Curso de
Especialização em Ensino de Matemática). Universidade Estadual Vale do Acaraú,
Sobral, 2009. 43p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário