Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ao passar em Camocim, meça o raio da Terra...

Camocim... Um dos mais belos lugares do Ceará. Quem conhece a Praia do Maceió, se encanta. Mas ali na orla, na avenida principal, você pode parar um pouco antes de ir para o Maceió e fazer umas continhas usando trigonometria. Continhas não, calcular uma aproximação para o raio da "esfera" chamada Planeta Terra.



Existe um farol (devidamente registrado na capitania dos portos bem na beira mar. Subindo lá, levando em conta que estamos sobre uma esfera e usando algumas técnicas básicas de trigonometria, poderemos resolver nosso problema.


A idéia é a seguinte: se conhecermos a altura h do farol e o ângulo α formado entre o farol e a linha imaginária que liga este ponto à linha do horizonte, podemos montar um triângulo retângulo (com o ângulo reto bem no ponto de tangência) como mostra a figura acima. Isso pelo fato de tal linha imaginária (na figura acima, a linha amarela cheia), tangenciar a esfera, isto é, formar um ângulo reto com o raio.

Além disso, se perfurássemos o solo, exatamente embaixo do farol em linha reta, até encontrar o centro da terra, percorreríamos uma distância R.

Conhecendo-se as relações trigonométricas num triângulo retângulo, temos que:

[;sen \alpha = \frac{R}{R+h};]
Isolando R teremos

[;R=\frac{h.sen \alpha}{1-sen \alpha};]



Vale ressaltar que se trata de uma aproximação uma vez que, considerando o planeta uma esfera, teríamos que levar em conta não só a altura da torre do solo, mas a sua altitude em relação ao nível do mar. Os dados fornecidos pela capitania dos portos nos dizem que a altura a ser considerada seria de 35 metros (15m da altura da torre mais os 20m do nível do solo naquele ponto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário