Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A altura do "Arco" de Sobral

A trigonometria tem aplicações das mais simples às mais sofisticadas. Começando pelas mais simples, segue abaixo um vídeo que sugere uma atividade perfeitamente realizável em sala de aula (na verdade seria uma aula de campo): calcular a altura de uma torre. E não se trata de uma torre qualquer! É um dos mais conhecidos pontos turísticos do Ceará: o Arco de Nossa Senhora de Fátima em  Sobral. Escolher um local que chame a atenção dos alunos por algum motivo é bem interessante.
 
A técnica utilizada é simples. A partir de um triângulo retângulo imaginário no qual é possível calcular um dos catetos (base) e o ângulo formado entre este cateto e a hipotenusa, usa-se a relação trigonomérica tangente para se calcular o outro cateto (altura da torre).
Este vídeo foi uma produção dos professores Claudimar de Sousa e Nicomedes Pontes como parte da avaliação para o curso de Especialização em Ensino da Matemática da UVA (do qual ambos são alunos) em janeiro de 2011. Agradecemos aos professores que gentilmente permitiram a exibição deste vídeo no TrigonoBlog.

Um comentário:

  1. Valeu galera!!! temos q mostrar as pessoas q matemática é um ponto em q todos nós podemos aprender a disfrutar melhor com ela!!!

    ResponderExcluir