Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

TRIGONOMETRIA NAS HISTORICAS CONSTRUÇÕES CIVIS

Alguém já ouviu falar sobre a famosa “Torre Inclinada”?
Imagem criada no Paint
Depois da catedral e do baptistério a torre pendente de Pisa é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de pisa (Campo dei Miracoli)
A torre tem uma altura aproximada de 56,294 metros. Em 1995, sua inclinação chegou a 5,4 metros, Atualmente depois do trabalho de restauração, a torre está há uma distancia de 3,9 metros de onde estaria se ela estivesse exatamente na vertical.
Mas o que isso tem a ver com a Trigonometria? “CALMA!” Você já parou para pensar quantos graus a torre está inclinada atualmente?
Logo, chegamos à parte mais interessante desse assunto, iremos calcular sua inclinação em graus, e construir um esquema referente à atualidade considerando-se os dados apresentados. Com apenas a altura e sua inclinação atual em metros e a formula utilizada será Lei dos senos.
Como podemos ver na figura 2, temos o triângulo isósceles BAC, onde os lados AB e AC são iguais, traçando um segmento de reta do ponto A ao ponto D perpendicular ao lado BC, formando dois ângulos retos de 90°, obtendo dois triângulos retângulos congruentes. Aplicando Lei dos Senos no triângulo BAD da figura 3.

Lei dos Senos:          Substituindo os valores: 



O ângulo de inclinação da torre é duas vezes X°.







Agora me diga tem ou não Trigonometria! Obrigado pela atenção até a próxima.

Referências; http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Pisa.









3 comentários: